quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O meu certo para a escolha de Berçário

Fiquei um pouco ausente, pois as coisas apertaram muito no trabalho e não consegui nem parar na hora do almoço para escrever um pouco.
Na última segunda feira eu e o marido fomos a um jantar. Encontramos com alguns amigos, todos com filhos. Então começou uma conversa sobre o que fazer com os bebês quando a mamãe volta a trabalhar.
Eu só escutei, pois, em minha opinião, esse assunto é que nem futebol, religião e política: não se deve discutir porque não existe certo, mas existe um certo para cada pessoa.
No meu caso, o certo foi deixar a Laura no berçário. Eu e o Rapha ponderamos os prós e os contras das duas opções que tínhamos (berçário e casa com babá/empregada), pois acho que não existe solução perfeita (se alguém souber, me conta!). O que nos levou a optar pelo berçário foi:
·         Assistência: em uma emergência, no berçário ela será socorrida mais rapidamente do que com empregada em casa.
·         Custo-benefício: no berçário que escolhemos, as cuidadoras tem curso de magistério. Contratar uma babá com essa formação seria muito mais caro.
·         Não fazer da empregada babá: era uma opção barata, mas acho que uma empregada que também é babá não faz nenhuma das funções direito. Além disso, as crianças se espelham nos adultos que estão próximos. Morro de medo de chegar em casa e a Laura me falar que teve muita “dificulidade” no para-casa ou que comeu um “chacolate”.
·         Sociedade: como a Laura ainda é filha única (e, de acordo com minha atual animação para outro bebê, continuará sendo), ir para o berçário proporciona a ela uma convivência com outras crianças. Isso trás vários benefícios, dentre os quais destaco o de aprender a dividir (desde os brinquedos até a atenção das Tias). Muitas pessoas  falam que o bebê fica mais doente devido a esse convivência com outros bebês. Pode até ser, mas eles ficarão doentes de qualquer forma, se for bebezinho ou já grandinho para o berçário ou escola. Conheço estórias de todos os tipos: bebês de berçário que ficam doentes o tempo todo, bebês de berçários que não ficam doentes, bebês que ficam em casa que ficam sempre doentes e bebês que ficam em casa e não ficam doentes. Assim, no meu ponto de vista, não acredito que ir para o berçário é o principal motivo de o bebê ficar doente.
·         Disponibilidade: Faça chuva, faça sol o berçário está lá. Não atrasa para chegar e não tem filhos doentes, consulta médica, parente que morreu,... Ou qualquer outra coisa que justifique um atraso no horário de chegada ou uma falta.
·         Segurança: Especificamente nesse berçário, acho muito difícil alguém fazer alguma maldade, pois são duas cuidadoras e várias funcionárias (pois tem é uma escola até o 1º ano). E o berçário não é isolado. Assim, sempre tem movimento. E em casa seriam somente a Laura e a cuidadora.
Mas gente, como eu disse antes, essas são as nossas (minhas e do Rapha) razões. Cada família sabe muito bem “onde o calo aperta”.

3 comentários:

  1. vc posta umas coisas muito sábias, viu? tipo 'Eu só escutei, pois, em minha opinião, esse assunto é que nem futebol, religião e política: não se deve discutir porque não existe certo, mas existe um certo para cada pessoa.'

    ResponderExcluir
  2. Para mim essa escolha tb foi a certa.

    ResponderExcluir