domingo, 11 de setembro de 2011

Frases certas!!!

A Laura está começando a falar. Ainda são algumas palavras soltas e diálogos completos na língua dos bebes.

O que eu realmente não entendo, é a lenda que existe que a primeira palavra dos bebês é mamãe. A da Laura, como a muitos outros bebês que conheço, foi papá. Era papá de comida, mas na maioria das vezes era Papá de Papai. Pelo menos uma gloria para o Rapha, já que ela é meu xerox.

Assim, quando eu insistia para ela falar mamãe, repetindo mamãe exaustivamente, ela respondia: Papá. O Papa evoluiu e ficou papá para comida e Papaiiiii para papai. Até que por fim a Mamãe pintou na área e Hoje é repetida várias e várias vezes no curto período de 24 horas.

Espontaneamente, sem ninguém ensinar, ela passou a falar "Não Manmãe". Isso mesmo, a grafia não está errada. A pronúncia é Manmãe. "Não Manmãe" foi a primeira frase.

De uma semana para cá decidimos ensiná-la a falar o sim. Ela ainda não está entendendo o que é sim, mas fala sim quando pedimos. E depois do "Não Manmãe", "Qué não" (segunda frase) ela está falando uma terceira frase: Sim Papai. Isso mesmo para Mamãe não e para Papai sim.

E se eu digo "Sim Mamãe", ela responde "Sim Papai". Se eu digo "Não Papai", ela responde "Não Mamãe". O que devo pensar disso???

2 comentários:

  1. Ai delícia, daqui pra frente vai só melhorar e vamos babar cada vez mais nas aventuras gramaticais de nossos befemas, rs.

    ResponderExcluir