quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Saga do Sono - parte final

Eu não li o livro Nana Nenê. Peguei dicas com a minha amiga Fernanda Coelho, que se tornou uma expert em sono, devido a sua busca constante por uma solução para o sono do gatinho Samuel. Ela me deu uma explicação geral sobre a teoria do choro controlado e adaptei ao que eu considerava que eu e a Laura poderíamos suportar.

Uma coisa que ficou muito clara para mim, é que os pais precisam concordar em aplicar o método. Não vai dar certo se um quiser aplicar e o outro não, pois no primeiro choro o que não concorda vai quebrar o ciclo. Assim, eu e o Rapha conversamos bastante e acordamos que íamos tentar.

Noite 1:
19:30 começa o ritual: Banho, pijama e mamadeira. Depois da mamadeira, curtir 5 minutos de colinho. Levantei da cadeira, falei com ela: Filha, mamãe vai te colocar no bercinho para você dormir e descansar. Mamãe esta sempre cuidando de você. Boa Noite.
Ditei ela no berço, virei as costas e antes de eu conseguir sair do quarto ela já estava de pé chorando. Sentei na minha cama e esperei 3 minutos, que foram muito longos e sofridos. Depois deste tempo, entrei no quarto, deitei-a outra vez, disse que estava tudo bem que ela só ia dormir. E sai novamente. Mais choro. Repeti o ciclo mais duas vezes, pois na quarta vez que ela ficou no quarto, ela chorou 1 minuto, deitou e dormiu.

Noite 2:
Mesmo ritual e mesmo procedimento. Foi necessária apenas uma entrada no quarto, pois depois que sai pela segunda vez, ela deitou e dormiu.

Noite 3:
Fomos a um aniversário e ela dormiu no carro na volta para casa. Neste dia pensei que tudo tinha ido para o “espaço”.

Noite 4:
Eu e o Rapha tínhamos uma reunião na escola e Tia Vivi ficou com a Laura. Segundo relato da Tia Vivi, depois de fazer o ritual ela colocou a Laura no berço, ela ameaçou dar um gritinho e deitou. Tia Vivi saiu do quarto e não teve nenhum choro. Com receio de entrar e a Laura despertar, ela ficou esperando uns 15 minutos. Só então entrou no quarto e viu que a Laura estava dormindo super bem.

Noite 5:
Foi igualzinha à noite 4.

Noite 6 em diante:
Basta colocar a Laura no berço que ela dorme. Às vezes demora um pouco, ouço-a conversando, mas não dá trabalho nenhum. Outras vezes dorme de imediato.

Pontos importantes:
- Deixei vários bicos no berço, pois quando está chorando, fica com raiva e joga o bico para fora. Assim, mesmo se ela jogar o bico fora, quando decidir deitar acha um bico para ajudá-la a acalmar-se e dormir.
- Ela tem uma girafinha de pelúcia que sempre ficou com ela no berço, para dar segurança.
- Sempre segui o ritual de banho, pijama e mamadeira.
- Enquanto está acordada, não fazemos movimento na casa para ela não despertar que querer sair do quarto.
- Se ela demorar muito para dormir, eu sempre dou uma verificada na fralda, depois que ela dorme, pois a chance de ter feito o número 2 é grande.
- Nunca entrei no quarto se ela estivesse acordada sem chorar, para não distraí-la.
- Nunca a tirei do berço, só ajudei a deitar novamente.

Conclusão:
A hora de dormir deixou de ser um momento difícil e a Laura passou a dormir melhor. Na verdade a família toda esta dormindo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário